sábado, 12 de maio de 2012

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Com a retomada dos sentimentos patrióticos e do espírito bélico, as indústrias de cartas recuperaram temas similares para suas criações, como os anteriormente expostos durante o conflito de 1914-1918.
Em 1941, a fábrica de cartas norte-americana E.E. Fairchild Corporation, de Rochester (Nova Iorque), editou um baralho de apoio aos britânicos, com o nome de Bundles for Britain.
A United States Playing Card Company também editou baralhos deste tipo, em apoio à Iugoslávia (Relief for Iugoslávia) e à Noruega (Friends of Norway).
Do lado adversário, destaca-se o baralho editado por H. Behrmann, de Flensburg, Alemanha, nos anos imediatamente anteriores ao início da guerra. Neste baralho os paus são substituídos por suásticas e a águia nazista aparece em todos os ases. Em 1941 apareceu um baralho em que se fazia uma paródia dos líderes britânicos - também se incluíam personagens de outras nacionalidades - que se mostravam em atitudes e posturas afrontosas. Nos reis aparecem Churchill, Alfred Duff Cooper, Lord Halifax (embaixador dos Estados Unidos) e Anthony Eden (ministro dos assuntos exteriores). As rainhas são quatro figuras alegóricas de uma Inglaterra agressiva. Nos valetes aparecem personagens que parecem ser os criados dos reis e pelos quais o autor do baralho manifesta um ódio especial: Ahmed Zogú (deposto rei da Albânia), Paul Reynaud (político francês), Edvard Benes (presidente tcheco no exílio) e o marechal polonês Rydzsmigly. O curinga desse baralho é um molesto Stalin. Ressalta-se, significativamente, que no ano anterior ao ataque a Pearl Harbour e a entrada oficial do Japão no conflito, havia aparecido naquele país um baralho de 60 cartas com fotografias de oficiais, soldados, barcos da marinha e aeroplanos japoneses.
Com um espírito mais didático, a indústria de cartas norte-americana Burton Crane editou um baralho de 108 cartas, a French Lingo, com o objetivo de ensinar francês aos soldados americanos destinados à Europa. Em cada carta incluíam-se cinco frases em francês.
Outro baralho bélico americano da United States Playing Card Company foi o denominado Spotter, destinado a instruir a população na prática e na técnica da observação aérea. Em cada um dos naipes mostravam-se os aviões dos exércitos em combate: espadas, Estados unidos; copas, Grã Bretanha; ouros, Alemanha; e paus, Japão.
Com a derrota dos exércitos alemães e o previsível final da guerra, os fabricantes aliados adotaram uma atitude claramente vitoriosa.
Este é o caso do baralho impresso por Waddingtons, de Leeds (Grã-Bretanha), para comemorar o desembarque da Primeira Divisão transportada via aérea em Arnhem (Holanda) em setembro de 1944; e outro, da Arrco Playing Card Company, de Chicago, chamado Victory, com imagens dos populares Tio Sam e Miss Liberty, assim como dos soldados e marinheiros nas figuras. Em 1944, também a fábrica de cartas Biermans, de Turnhour, Bélgica, editou um baralho antecipando-se à liberação e que ficou conhecido pelo nome de baralho Jeep, já que em seus dorsos aparece este popular veículo do exército norte-americano. Nos ases se reproduzem os retratos de Stalin, Montgomery, Eisenhower e De Gaulle.
Outro baralho com o nome de Victory é o editado pela Universal Playing Card Co. (antes Alf Cooke & Co.), dos Estados Unidos, com retratos dos líderes aliados - incluindo Roosevelt e Stalin - e com o lema United We Stand ("Permanecemos unidos").
Poucas semanas depois de terminada a guerra, os fabricantes belgas editaram um baralho que incluía o lema Union Fait La Force ("A união faz a força"), com um naipe dedicado a cada um dos exércitos vencedores, encabeçados pelos retratos dos líderes aliados nos reis (Churchill no rei de espadas, Roosevelt no de ouros, Stalin no de copas e De Gaulle no de paus). As damas eram quatro mulheres com aparência bélica cobertas pelas bandeiras dos quatro principais países vencedores: Grã-Bretanha (espadas), Estados Unidos (ouros), União Soviética (copas) e França (paus). Os valetes são soldados dos quatro exércitos, mostrando orgulhosamente os uniformes dos seus respectivos batalhões. Nos ases estão reproduzidos monumentos emblemáticos de cada um dos quatro países citados: o Big Ben, a estátua da Liberdade, o Kremlin e a torre Eiffel. O curinga deste baralho mostra um Hitler atordoado com uma bomba sobre sua cabeça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário