JOGOS DO MUNDO


A aluette, também conhecida no Brasil como a cotovia, é um dos jogos de vazas mais antigos que se conhecem. O escritor francês Rabelais (século XVI) o mencionou duas vezes em suas obras: na relação dos jogos praticados por Gargantúa e no livro de Pantagruel, dedicado aos seus primeiros anos de vida. Apesar de sua antigüidade, continua sendo jogado nas regiões ocidentais francesas de Vendéia e Bretanha, onde ainda se utiliza o baralho de cartas tradicional, baseado no espanhol de 48 cartas. Precisamente do desenho de uma vaca, que aparece no dois de copas deste jogo, é que deriva o nome de "jogo de vaca", como também é conhecido em alguns países.

Objetivo do jogo: Para se ganhar uma partida de aluette é necessário obter 5 pontos. Em cada lance, ou jogo parcial, ganha 1 ponto a dupla na qual um dos jogadores consegue reunir mais vazas na mão. 



O samba é um jogo de origem brasileira derivado da canastra uruguaia, podendo-se dizer que é a sua variante mais popular. A diferença do jogo original, no samba são válidas as seqüências, ou seja, as combinações formadas por cartas consecutivas de um mesmo naipe.
Outra diferença em relação à canastra é que no samba são utilizados três baralhos em lugar de dois; por isso, neste jogo somente é permitido um máximo de dois curingas por canastra.

Objetivo do jogo: Conseguir 10.000 pontos em vários jogos parciais. Estes pontos são obtidos pelo valor das cartas expostas em combinações de cartas iguais e pelos prêmios que se obtém por essas combinações específicas.


TOMATE 


TUTE 


POPE JOAN 


TRESILLO 


MAH-JONG 


MICO 


RUMBA 


JASS 


HACHI-HACHI 


CRIBBAGE 


EUCHRE 


JULEPE 


CHA KAU TSU 


BOSTON 


REVESINO 


GOLFO 


PINOCLE 


POCH 


FARO 


EL HOMBRE 


SEVEN UP 


PEREJILA 


MOSCA 


ÉCARTÉ 


BOUILLOTTE 




Nenhum comentário:

Postar um comentário