VOCÊ SABIA...



... O BRASIL É TERRA DE CAMPEÕES TAMBÉM NOS JOGOS DE CARTAS



Ao longo da sua história foram muitos os personagens que fizeram com que o nome do Brasil se destacasse em todos os âmbitos esportivos, do popular futebol ao tênis, passando pelo automobilismo e pelo basquete.

Porém, também no mundo das cartas, precisamente nas competições de bridge, o Brasil alcançou destaque quando sua equipe nacional ganhou a Bermuda Bowl, as Olimpíadas Open e por duas vezes o Campeonato Mundial Open.
Especialmente nestes grandes êxitos do bridge brasileiro brilha um nome: o do empresário Gabriel Chagas, nascido no Rio de Janeiro (1944) e um dos melhores jogadores do mundo. Assim o confirma seu currículo, apenas igualando por outros sete jogadores internacionais. Foi campeão olímpico (1976), ganhador da Bermuda Bowl (1989), campeão mundial de duplas (1990) e ganhador, por duas vezes, do Sunday Times (1979 a 1992). Defensor dos sistemas naturais de subasta frente aos artificiais. Chagas é um jogador que possui grande imaginação, capaz de realizar lances que surpreendem os mais experientes jogadores e de ganhar contratos considerados totalmente "impossíveis". A seguir mencionamos outros campeões que contribuíram para converter o bridge brasileiro num dos melhores do mundo:


  • Pedro Paulo Puglisi de Assunção (São Paulo, 1935), foi campeão sul-americano (de 1967 a 1978) e campeão olímpico (1976); 
  • Sérgio Marinho Barbosa (Rio de Janeiro, 1942), campeão olímpico (1976) e seis vezes membro da equipe brasileira nos campeonatos mundiais; 
  • Marcelo Branco (Rio de Janeiro, 1945), campeão olímpico (1976) e o único jogador do mundo que ganhou duas vezes o mundial de duplas (em 1978 com Gabino Cintra e em 1990 com Gabriel Chagas); representou o Brasil em doze campeonatos mundiais; doze vezes campeão sul-americano; ganhador do Sunday Times (1992) e da Cap Gemini (1993). É um dos oito jogadores que ganharam os três grandes campeonatos mundiais (olimpíadas, mundial de duplas e a Bermuda Bowl); 
  • Carlos Camacho (Rio de Janeiro, 1946), ganhador da Bermuda Bowl (1989), seis vezes campeão sul-americano e quatro vezes membro da equipe brasileira no campeonato mundial; 
  • Gabino Cintra (Rio de Janeiro, 1942), campeão olímpico (1976) e do mundial de duplas (1978); representou o Brasil doze vezes no campeonato mundial e foi campeão sul-americano nove vezes; 
  • Ernesto D'Orsi (São Paulo, 1936), representou o Brasil em sete campeonatos mundiais e foi presidente da Federação Mundial de Bridge (1990-92). 







... PARA GANHAR NO BLACKJACK CONVÉM MEMORIZAR AS CARTAS QUE VÃO SAINDO




No filme Rain Man, Charlie Babbitt (Tom Cruise) e Raymond Babbitt (Dustin Hoffman) jogam blackjack num cassino em Las Vegas. Graças à extraordinária memória de Raymond, eles ganham da banca e, com esse dinheiro, Charlie poderá equacionar seus problemas financeiros. Trata-se de uma cena cinematográfica, mas isso pode ocorrer no mundo real. Embora não se consiga saber com exatidão as cartas que ainda não saíram (já que as primeiras não foram vistas e as últimas não entrarão no jogo), é possível memorizar as que já apareceram sobre a mesa. Com isso, o apostador é capaz de calcular a proporção de cartas dez existentes entre elas.
Logicamente, isso exige muitas horas de prática e uma grande atenção, atributos que os bons jogadores de cartas costumam ter.






... HÁ UMA JOGADA DE PÔQUER CONHECIDA COMO "MÃO DO MORTO"



O pôquer é um jogo muito difundido, entre outros motivos graças à grande divulgação proporcionada pelo cinema norte-americano, sobretudo nos filmes de faroeste.
A cena clássica desses filmes ocorre no saloon enfumaçado, no qual se entra por portas duplas de vaivém. Em uma ou várias mesas jogam-se cartas, supostamente pôquer. De repente, um dos jogadores derruba sua mesa e levanta-se com o revólver na mão, acusando um adversário de ter trapaceado -a continuação da cena depende de quem for o protagonista. Situações como essa podem de fato ter acontecido se o pôquer tiver sido um dos jogos mais populares a oeste do rio Mississipi, ao norte do Rio Grande, à direita do Pecos... E a jogada conhecida como "mão de morto" é fruto de toda essa popularidade. Wild Bill Hickock foi um dos lendários pistoleiros do Velho Oeste. Companheiro e amigo de celebridades como Buffalo Bill e Calamity Jane, ele vivia nos bares, entregando-se aos prazeres do uísque e das cartas. Numa noite de 1876, quando Hickock jogava pôquer num saloon de Deadwood Gulch, o bandido Frank McCall, apelidado Crooked Nose (nariz torto), colocou-se por trás dele e deu-lhe um tiro na nuca. Hickock caiu pesadamente no chão, sem largar as cartas que segurava na mão; dois pares, de ás e de oito, jogo que daí em diante ficaria conhecido como "mão do morto".



Nenhum comentário:

Postar um comentário