JOGOS CLÁSSICOS


SUECA

A sueca é a versão portuguesa de um tipo de jogo de vaza que se desenvolveu em diferentes versões por toda a Europa (skat, tute, brisca, belote...) e no qual disputa-se um total de 120 pontos. Inicialmente, jogava-se com o baralho clássico português, hoje, no entanto, utiliza-se o baralho inglês reduzido a 40 cartas.
A surpreendente ordem estabelecida entre as figuras (rei, curinga e dama) tornou a sueca um jogo único.


BURACO

O buraco é um dos jogos de cartas mais difundidos no Brasil, onde é conhecido também pelo nome de "biriba". Nele, os jogadores devem formar combinações com suas cartas - agrupando as de índice igual ou organizando seqüências de cartas consecutivas de naipe igual -, com o objetivo de acumular mais pontos que os adversários. Pelas muitas alternativas que ocorrem ao longo da partida, o buraco constitui um dos mais interessantes e divertidos jogos entre os de seu tipo.


CANASTRA

A canastra é originária do Uruguai. Dali ela se espalhou para todo o mundo durante a década de 50, convertendo-se, em pouco tempo, em um dos jogos de cartas mais praticados em toda parte. No Brasil, uma de suas variantes chama-se tranca. Para jogar bem a canastra é essencial ter boa memória, para lembrar as cartas que foram jogadas, e agilidade mental, para avaliar adequadamente as cartas próprias e as do adversário, com a finalidade de optar pela melhor combinação possível.


GIN RUMMY

Há muita controvérsia sobre a origem do gin rummy: para alguns, ele teria nascido na Espanha; para outros, tem raízes no mah-jong chinês. O certo é que ele foi sistematizado em 1909 nos Estados Unidos por um professor de whist e dali em diante difundiu-se velozmente naquele país.
O gin rummy pertence à ampla família de jogos nos quais é preciso combinar as cartas na mão, formando grupos iguais ou seqüências de cartas consecutivas do mesmo naipe.
Todos esses jogos têm praticamente a mesma mecânica, diferenciando-se pelos valores e pontuações, assim como pelo número de cartas utilizadas.


REMÍGIO

Também conhecido por Rabino, Ramiro ou "mona do Pôquer" pertence à família dos jogos de combinação, baseados na mecânica em se comprar uma carta descartando outra, própria da canastra e do buraco, entre outros derivados do mesmo jogo original, que sobrevive até hoje em múltiplas variações surgidas principalmente em meados do século XX.

ESCOPA

A criação da escopa remonta à Itália do século XVI, onde ela recebeu seu nome original, scopa (literalmente, "vassoura"). Trata-se de um jogo pertencente ao grupo daqueles em que os participantes procuram capturar ou "pescar" cartas abertas existentes sobre a mesa. Para isso, eles utilizam as cartas que possuem na mão, formando combinações especiais ou relacionando-as com aquelas. Além da escopa propriamente dita, há diversas variantes desse jogo, entre as quais as chamadas escopa científica (escopone) e escopa de quinze. Esta última, uma das mais praticadas fora da Itália, tem muitos adeptos no Brasil.

TRUCO

O truco é um jogo muito popular na América do Sul, especialmente no Brasil, na Argentina e no Uruguai, países em que é praticado em diversas variantes. Ele deriva do truc, ou truque valenciano, mais simples, que se joga na região mediterrânea espanhola.
O truco tem duas fases distintas. Na primeira, aposta-se na melhor combinação de cartas das diversas mãos (flor e envido) e, na segunda, no jogo de vazas que se disputa com essas mãos (truco). A variante apresentada em seguida, muito jogada no sul do Brasil, é conhecida como truco cego.

CONTINENTAL

O continental é um jogo de combinação de cartas, como o gin rummy, o remígio ou o canastra. Mas tem duas particularidades que o fazem o único: os jogos que devem ser feitos após cada distribuição de cartas são preestabelecidos; e é possível comprar fora da vez o descarte de outro jogador, pegando-se, ao fazê-lo, uma carta extra como "castigo".

DAME DE PIC

No dame de pic, o jogador não deve tomar a vaza quando, entre as suas cartas, encontra-se  alguma de copas ou a dama de espadas, que dá nome ao jogo. Trata-se de uma evolução de outro jogo norte-americano, denominado corações, que provavelmente surgiu em 1880. Esse jogo derivava de outros mais antigos, como o reversis e o polignac. Originalmente, no jogo de corações só se penalizavam as cartas de copas. Existem muitas variações do jogo dame de pic. A atual deriva da versão original criada na década de 1920 pelo britânico Hubert Philips.

PIF-PAF

O pif-paf é um jogo da grande família do remígio e do rummy, ou seja, dos que exigem a formação de combinações de cartas do mesmo naipe e consecutivas - seqüências - ou do mesmo índice - trios -. com um sistema de apostas semelhante ao do pôquer. Este jogo, muito popular no Brasil, onde foi introduzido por volta de 1940, remonta-se à conquista hispano-americana. Nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, também foi praticado nos Estados Unidos, perdendo espaço para a canastra.

PIQUET

O Piquet é um jogo francês cujas origens remontam ao século XV. Era conhecido como o Cent, de onde se originou o nome em espanhol "jogo das centenas". Desde o século XVI é considerado como o melhor jogo para duas pessoas. Dizem que era um dos passatempos prediletos do rei Carlos VII da França e também Rabelais o cita como uma das diversões de Gargantúa. Não se conhece a verdadeira origem do seu nome atual, para alguns deriva de um personagem do século XVII, Charles Piquet, escrivão público de Troyes, que codificou suas regras. Outros crêem que é uma variação do nome do naipe de espadas (pic em francês), ainda que este naipe não tenha uma importância especial no jogo.

A PODRE

A podre, conhecida internacionalmente como Oh Hell, é um jogo de vazas no qual o importante não é obter mais ou menos vazas, e sim acertar de antemão quantas se ganharão. Nem sempre se tem que tentar ganhar: algumas vezes o fim será desfazer-se de cartas firmes, enquanto que em outras se terá que obter vazas com cartas baixa, tudo isso com o objetivo de conseguir que o número de vazas ganhas ao final da rodada corresponda com a previsão realizada no seu início.

WHIST

O whist foi o primeiro grande jogo inglês de sociedade. Também foi o primeiro jogo de cartas sobre o qual se escreveu um tratado (Short Treatise, 1742). que não só descrevia suas regras como, também aportava detalhes e conselhos sobre a maneira de jogá-lo e as estratégias que deviam ser aplicadas em cada caso. Foi tal o sucesso do tratado que seu autor, Edmond Hoyle, conseguiu fama e prestígio universais e seu nome ficou para sempre associado aos regulamentos dos jogos. O auge do whist representou a desaparição do jogo El hombre no mundo anglo-saxão, assim como uma nova postura diante dos jogos de cartas, que se refletiu na aparição dos clubes de whist, procedentes dos atuais clubes de bridge.

A CACHETA

A Cacheta é um jogo brasileiro da família do Pif-paf, ou seja, é um jogo relacionado com o Remígio e o Rummy. Como em todos estes jogos, o principal objetivo da Cacheta é formar, com todas as cartas da mão e antes que os outros jogadores, grupos de cartas que sejam do mesmo naipe e consecutivas - seqüência - ou de igual índice - trincas. A principal particularidade deste jogo, em suas diversas variantes, é a engenhosidade no modo com que se definem e empregam os curingas, que convertem a Cacheta num jogo sem-par.

BRIDGE

O bridge é um jogo de cartas de origem inglesa, derivado diretamente do Whist, jogo de vazas do século XVI. O bridge surgiu durante o século XIX e, desde então, expandiu-se por todo o mundo. Atualmente, o bridge é objeto de competições internacionais e possui níveis de organização, regras e participação desconhecidos nos demais jogos de cartas. Trata-se de um jogo de duplas para quatro jogadores, com duas fases diferentes: o leilão e o carteado.

KING

O jogo King (rei em inglês) recebeu esse nome devido a um de seus lances, no qual o rei de copas tem um destacado papel. É um jogo de vazas onde se alternam as jogadas nas quais se ganham pontos com as de resultado negativo, nas quais se perdem pontos por se levar vazas que contenham determinadas cartas. Como sucede em todos os jogos transmitidos por tradição oral, existem muitas variações, principalmente sobre a ordem do jogo e as pontuações das sortes negativas finais (rei de copas e as duas últimas vazas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário