VOCABULÁRIO ESPECÍFICO

SAMBA

apoiar-se; ligar as cartas da mão e as baixadas pelo parceiro.
bagaço; Monte de cartas que vai sendo formado com os sucessivos descartes dos jogadores.
bagaço premiado; Bagaço que tem um três vermelho ou um (ou mais) curinga.
baixar; Mostrar todas as cartas da mão ao "bater" num jogo parcial.
bater; Combinar todas as cartas da mão, apoiando-se ou não nas cartas baixadas pelo parceiro, podendo restar uma sem ligar, a qual se jogará no bagaço. Para que um jogador possa bater, é necessário que a dupla tenha uma canastra. Quando um jogador bate, o jogo parcial é dado por terminado e se procede à contagem dos pontos de cada dupla.
bloquear; Colocar uma carta bloqueio no bagaço.
canastra; Grupo de sete cartas de mesmo valor (até três no máximo), algumas das quais podem ser substituídas por curingas.
canastrão; Cinco canastras.
carta bloqueio; Carta que se coloca sobre o bagaço para evitar que o jogador seguinte o compre. As cartas bloqueios são os três negros e os curingas.
combinação; Grupo de no mínimo três cartas iguais. Algumas podem ser substituídas por um curinga.
combinar; Agrupar cartas do mesmo índice.
curinga; Carta especial que serve para substituir uma carta natural numa combinação de cartas do mesmo índice; não podem ser usadas nas sequências. Um curinga só pode ser usado numa combinação inicial de canastra; e dois curingas nas canastras (ou seja, o segundo curinga só pode ser colocado como sétima carta para completar a canastra). No jogo do samba os curingas são os jokers e os dois.
descartar; Jogar uma carta no bagaço ao terminar uma vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário